quarta-feira, 13 de março de 2019

Minha carteira



Oi!

Conforme mencionado no post de apresentação, segue abaixo valor do patrimônio, onde invisto, percentual de carteira e etc.

PATRIMÔNIO 



Bom, esse é o valor do meu patrimônio total até o momento, para este ano a meta é tentar chegar aos R$ 32.000,00. Vou ter que suar a camisa, mas acredito que seja uma meta possível.


RENDA FIXA

 Antes de ser crucificada por ter 93% "investido" em poupança, já começo informando que a poupança é meu colchão de segurança. Tenho mais de 6 meses de salário líquido dentro desse colchão para eventuais emergências, entretanto cerca de 40% desse valor será remanejado futuramente para investimento, sendo que cerca de 60% já é o suficiente para o colchão. 
No passado eu não consideraria o colchão como investimento, mas como ele está rendendo uma merreca na poupança, acho que devo contabilizá-lo, sim.

Os outros 7% estão em um TD Prefixado 2029 que eu comprei essa semana e que receberá aportes mensais a partir de agora.


RENDA VARIÁVEL

 
Atualmente tenho apenas 33% da carteira em RV, porém esse número deve crescer nos próximos meses já que tenho algumas cotas de FIIs na mira para compra. Segue abaixo relação das empresas onde estou investido:

FII: ABCP11, CPTS11B, CTXT11, FIGS11, JSRE11, KNRE11, MFII11, RBGS11, SCPF11, SPTW11.
AÇÕES: ABEV3, CIEL3, ITSA3, ITSA4, TIET11, USIM5.
ETF: SMAL11

A princípio, não tenho a intenção de comprar novas ações, talvez só aumentar alguma posição e olhe lá. O mesmo acontece para FIIs, mas já tenho dinheiro de aporte separado apenas para aumentar posição em FIIs com o objetivo de aumentar minha renda passiva.

Obs: Não estão sendo contabilizados no patrimônio valores presentes em C/C (+ 10k), dinheiro na conta da corretora (+ 2k) e nem conta no exterior (+ $800). Apenas dinheiro investido.



Bom, acho que é isso. Estou aberta à sugestões e criticas em relação à carteira.

Vamos em frente :)

17 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, seja bem vinda.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Desejo muita sorte em sua jornada. Espero que tenha vida longa aqui na blogosfera, muita gente começa e depois desanima, eu já estou aqui desde 2014. Te colocarei no meu Blogroll para ver sua evolução. Solicitou opiniões: acho que todo mundo deve ter um dinheiro na poupança para emergência mesmo. Quanto aos fundos imobiliários, tenho 14 fundos e por incrível que pareça não tenho nenhum desses que tem em sua carteira, mais vai uma dica, nunca invista em fii, olhando apenas rendimento mensal. Não gosto de ETF, não vejo necessidade de ter em carteira. Quanto as ações, não entendi o motivo de ter Itausa 3 e 4, poderia ter diversificado em outro banco. Ambev, Cielo e Aes Tietê são boas empresas. usiminas está em um setor cíclico e a empresa não apresenta lucro consistente, não é uma empresa muito indicada para longo prazo. abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Beto! Adoro seu blog!

      Sou muito do Buy And Hold e muitas das besteiras que fiz no início são relacionadas a ações/FIIs. Investi primeiro em ITSA4 e, como não gosto de vender e me interessei em ITSA3, mantive ambas. USIM5 comprei na baixa e tô com um lucro 80% bruto, o que considero excelente e tô analisando outra ação para por no lugar. Muito provavelmente FLRY3.

      Obrigada pelas dicas!

      Excluir
  3. Concordo com todas as opiniões do Beto Fiscal acerca de ETF e das ações. No momento que lia o texto me veio justamente isso em mente, do porquê ter ETF e por qual razão ITSA 3 e ITSA 4, além dos riscos da Usiminas

    No mais, mantenha o foco e a consistência dos aportes que no longo prazo tudo se ajeita.
    Boa sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio, IP.

      USIM5 eu tô próxima de realizar o lucro que tive, conforme expliquei pro Beto Fiscal.
      Tô mantendo 2 ITSAs diferentes pelo fato de ter comprado ambas na baixa também e ter uma % de lucro. Vou dar uma analisada para diversificar mais os meus investimentos. Muito obrigada :)

      Excluir
  4. Bem-vinda, Artista! Sucesso nessa caminhada...Acompanharei seu blog, sim.
    Fiquei curioso sobre o TD Prefixado. PQ este?
    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PI, obrigada! Sucesso para nós.
      Ocorreu um erro de digitação, na verdade é TD 2025, vou alterar isso no post. Tirando a poupança, eu não tinha nenhum investimento em RF. Escolhi o TD 2025 para começar a investir e tô criando uma gordura pra botar em um TD 2045 ou 2050 e esquecer.

      Excluir
    2. Alguma estratégia ou objetivo específico com o Prefixado 2025?
      Se o 2045 e o 2050 forem para aposentadoria, cuida que o 2050 é com juros semestrais, o que corrói o patrimônio no longo prazo.

      Excluir
  5. Seja bem vinda!!
    pode colocar me no seu blogroll? óbvio farei o mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Olá AI,

    Seja bem-vinda a finansfera. Vou acompanhar sua jornada. Bons investimentos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas boas vindas, CI.

    Muito sucesso para nós.

    ResponderExcluir
  8. Olá Artista, iniciamos quase juntos aqui na blogosfera e também estou nos meus primeiros posts.

    Fiquei curioso do porque tantas FIIs. Quero iniciar com FIIs, mas ainda estou juntando um capital maior para isso uma vez que tenho preferência por ações no momento.

    E você lembra na época o porquê da ETF?

    Boa sorte nesta caminhada!

    PS: estou te adicionando no meu blogroll para acompanhar a evolução junto, se puder me adicionar também!

    Kronos Trader
    https://thekronostrader.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá KT.
      Optei por FIIs para aumentar e incrementar os valores recebidos de renda passiva.
      Na época comprei o ETF por recomendação com a justificativa de ser um ativo para diversificar a carteira. Já tô com esse ETF há um tempo e pra mim não vi vantagem, uma vez que os dividendos são "reinvestidos". Tô esperando uma oportunidade boa pra vendê-lo.

      Vou adicionar você também. Vamos juntos rumo à IF!

      Abraços.

      Excluir
  9. Oi, artista.
    Também comecei recentemente aqui na finansfera. Bons investimentos e boa sorte nessa caminhada.
    Fé.

    https://eletricistainvestidor.blogspot.com/

    ResponderExcluir